terça-feira, 4 de setembro de 2012

UFRPE se destaca no Guia do Estudante 2012 e é segunda melhor de Pernambuco no Ranking Folha



04 de setembro de 2012
A Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) teve 16 cursos avaliados pelo Guia do Estudante, da Editora Abril, como bons, muito bons e excelentes. A classificação máxima ficou com os cursos de Engenharia de Pesca e Economia Doméstica, sendo o último agraciado pela quinta vez consecutiva na categoria de 5 Estrelas. Os cursos de graduação de Agronomia, Ciências Biológicas, Ciências Sociais, Engenharia Florestal, Medicina Veterinária e Zootecnia obtiveram quatro estrelas, com a categoria Muito bons. Já Agronomia (Unidade Acadêmica de Garanhuns/UAG), Medicina Veterinária (UAG), Pedagogia (UAG), Zootecnia (UAG), Ciências Econômicas, Engenharia Agrícola, Gastronomia e Pedagogia se classificaram como Bons.
A UFRPE também é a segunda universidade pernambucana mais bem colocada no Ranking Folha Universidades (RFU), divulgado na última segunda-feira (3/08). Embora os parâmetros da avaliação não favoreçam as instituições ligadas às agrárias e às licenciaturas, a Instituição ficou na 52ª posição, entre as 232 públicas e privadas classificadas, sendo a sexta melhor do Norte/Nordeste em Qualidade da Pesquisa.
Os critérios para a geração do ranking foram Pesquisa Acadêmica, Qualidade de Ensino, Avaliação do Mercado e Inovação. De acordo com a Folha, foram classificadas 232 instituições de ensino superior brasileiras, sendo 41 faculdades e centros universitários e 191 universidades. Já os indicadores de reputação no mercado de trabalho e de qualidade de ensino foram desenvolvidos a partir de entrevistas feitas pelo Datafolha com pesquisadores e com executivos de Recursos Humanos.
No item Qualidade da Pesquisa, a Folha analisou nove indicadores das universidades relacionados à pesquisa científica, como proporção de professores com doutorado, número de artigos científicos por docente e número de publicações no Scielo. O peso era de 0 a 55 pontos. Nesse item, a UFRPE obteve a nota de 42,95, ocupando a 34ª posição.
Já na Qualidade de ensino, o instituto de pesquisa encomendado, Datafolha, entrevistou 597 pesquisadores do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), amostra definida para representar cientistas e docentes do país. A cada um deles foi pedido que apontasse as 10 melhores instituições brasileiras em sua área. O peso era de 0 a 55 pontos, e a UFRPE ficou com a nota 1,0, na 32ª posição do ranking nacional.
No item Avaliação do mercado, foram entrevistados 1.212 diretores, gerentes ou profissionais responsáveis pelo R.H de empresas e instituições brasileiras, que apontaram três instituições de ensino superior para os quais dariam preferência em um processo de contratação. O peso foi de 0 a 20 pontos, e a UFRPE obteve a nota de 0,36, ficando com a 148ª posição. De acordo com as informações metodológicas divulgadas pela Folha, as instituições indicadas teriam que se basear na lista dos 20 cursos que mais formaram em 2010, a exemplo de Direito, Medicina e Enfermagem. Ao se acessar os resultados por curso, observa-se que a UFRPE não está sendo citada, porque o ranking praticamente não incluiu os cursos que a Federal Rural de Pernambuco oferta e que vem sendo muito bem qualificados por outras avaliações, como Enade e avaliação externa do MEC.
Já para o Indicador de inovação, a empresa analisou a quantidade de pedidos de patentes por cada universidade, com o peso de 0 a 5 pontos. A UFRPE obteve a nota 2,05, ficando em 38º em relação às demais.
Mesmo com foco nas ciências agrárias e licenciaturas – que não estão entre as primeiras opções dos cursos que mais formam pessoas, contudo possuem grande destaque no mundo acadêmico e do trabalho –, a UFRPE conseguiu a nota geral de 46,36, ocupando a 52ª posição no ranking das 232 instituições e a segunda colocação de Pernambuco no mesmo ranking. A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) foi a décima colocada. 
A Universidade Federal Rural de Pernambuco possui 51 cursos de graduação, incluindo presenciais, no campus do Recife e das Unidades Acadêmicas de Garanhuns (UAG) e de Serra Talhada (UAST), e a distância, por intermédio da Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia (EAD-Tec). Já na pós-graduação, são 32 programas stricto sensu, incluindo 44 cursos, sendo 29 mestrados e 15 doutorados.
O quadro docente é formado por 988 professores, dos quais 95% são doutores e mestres (60,4% doutores e 34,6% mestres) e os alunos somam mais de 15 mil.
No fim do ano passado, a UFRPE ficou entre as universidades com melhor desempenho de acordo com avaliação realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Ministério da Educação. A UFRPE obteve conceito 4 – a escala varia de 1 a 5.

Nenhum comentário:

Postar um comentário